EXECUTIVO

Presidente

Maria Silva

VICE - Presidente

Mafalda Rodrigues

TESOUREIRA

Matilde Silva

ADMINISTRADORA

Matilde Roseiro

SECRETÁRIO

João Ribeiro

O Executivo é o órgão de gestão e coordenação máxima do NEDF/AAC, atualmente composta pela Presidente, Vice-Presidente, Tesoureira, Secretário e Administradora.

Para além de orientar o rumo do Núcleo, o Executivo representa os estudantes do Departamento de Física junto dos principais órgãos da Associação Académica de Coimbra: Direção-Geral, Assembleia de Núcleos e Conselho Internúcleos, apresentando e defendendo as iniciativas promovidas, com especial foco nas áreas da Pedagogia Específica e das Saídas Profissionais.

Acima de tudo, o Executivo tem como principal objetivo estar próximo de quem realmente importa: os estudantes do nosso Departamento. A escuta ativa, a representação e o compromisso com a inovação contínua são as suas maiores bandeiras.

PELOUROS

Pedagogia e gape

O pelouro da Pedagogia e GAPE tem como principal objetivo ajudar os estudantes ao longo do seu percurso académico, realizando atividades e iniciativas no sentido de melhorar a qualidade pedagógica do departamento, como a realização das jornadas pedagógicas em cada semestre. 

O banco de materiais, por exemplo, é construído de alunos para alunos, não sendo a sua colaboração exclusiva dos elementos do núcleo. O evento Alumni é também responsabilidade deste pelouro, com o objetivo de dar a oportunidade de partilha de experiências com antigos estudantes do departamento e perspectivas do mercado de trabalho. 

Tiago Chagas
Patrícia Agostinho

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Miguel Almeida
Catarina Cristóvão

O pelouro de Saídas Profissionais tem como missão preparar os estudantes para o mercado de trabalho, estabelecendo ligações entre o meio académico e o tecido empresarial. Organiza visitas a empresas e laboratórios, eventos de networking, a Feira de Emprego e sessões de simulação de entrevistas, proporcionando aos estudantes ferramentas e oportunidades para desenvolver competências essenciais à carreira Realiza também roundtables e podcasts com profissionais, permitindo um contacto direto com o mundo profissional.

Formação científica

O pelouro da Formação Científica tem como objetivo enriquecer a experiência académica dos estudantes, promovendo o contacto com ferramentas e temas que vão além do plano curricular. Ao longo do ano letivo, dinamiza workshops e roundtables dedicados tanto ao desenvolvimento de hard skills como à reflexão sobre questões científicas atuais. O pelouro promove ainda entrevistas com cientistas e investigadores sobre descobertas recentes e organiza iniciativas como o Quiz Científico e a segunda edição do Eureka!

Filipa Soares
Laura Rodrigues

IMAGEM E COMUNICAÇÃO

Edgar Simões
Carolina Picado
Júlia Bastos

O pelouro de Imagem e Comunicação tem como objetivo divulgar junto dos estudantes do Departamento de Física todas as atividades realizadas e previstas pelo NEDF/AAC, através das redes sociais. Para além da divulgação, trabalha para aproximar os estudantes, o Núcleo e a restante comunidade do Departamento, promovendo uma comunicação constante e transparente. 

RELAÇÕES EXTERNAS E INTERNACIONAIS

O Pelouro de Relações Externas e Internacionais é responsável pela receção e integração dos novos estudantes do Departamento de Física. Ao longo do ano letivo, dinamiza atividades que promovem a integração dos estudantes internacionais e assegura a divulgação dos programas de mobilidade. Este pelouro marca ainda presença em eventos externos, representando a oferta formativa do departamento, e aposta no estabelecimento de parcerias institucionais e na criação de redes de contacto úteis aos estudantes. 

Maria Vicente
Camila Seco
Rita Morais

INTERVENÇÃO CÍVICA

Daniela Marques
Sara Santos

O pelouro da Intervenção Cívica tem como missão promover iniciativas que contribuam para o bem-estar da comunidade, através de campanhas solidárias, de momentos de convívio e entretenimento em instituições como hospitais e lares de idosos, bem como da participação em ações de sensibilização sobre temas sociais relevantes, este pelouro procura fazer a diferença no dia a dia de quem mais precisa.

Mais do que atividades, o pelouro é um convite aos alunos para se envolverem ativamente, desenvolvendo o espírito de entreajuda e a consciência social. 

RECREATIVO CULTURAL

O Pelouro Recreativo e Cultural tem como missão criar e dinamizar momentos de convívio e partilha cultural que promovam a integração entre os estudantes. Ao longo do ano, são organizadas iniciativas que vão desde o almoço de boas-vindas na Semana de Integração até a eventos únicos, como a Sunset Party, Peddy Papers,e noites temáticas de quiz e jogos. Preparam ainda a celebração de datas históricas marcantes, como o 25 de Abril, bem como para os clássicos torneios e febradas.

Tomás Jordão
Rodrigo Margato

RECREATIVO DESPORTIVO

Francisco Pato
Nichita Ticu

O Pelouro Recreativo Desportivo promove o espírito de equipa, o convívio e a prática de um estilo de vida saudável entre a comunidade do Departamento de Física.

As iniciativas incluem torneios de futebol, basquetebol, voleibol e badminton, desafios de aptidão física, corridas noturnas em grupo e ainda a organização de grupos para assistir aos jogos da Académica. Mais do que desporto, estas atividades são momentos de partilha e lazer, que fortalecem os laços da comunidade académica.

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

O Pelouro de Empreendedorismo e Inovação procura aproximar os estudantes do mundo do empreendedorismo. A sua missão é incentivar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de transformar conceitos em soluções reais, úteis e com impacto na sociedade.

Ao longo do ano, são dinamizadas iniciativas que estimulam a curiosidade e o espírito empreendedor, como o Cientopólio e o SpaceSwift, dedicado à inovação tecnológica. Para além disso, o pelouro promove a rubrica “Investment 101”, focada em literacia financeira e investimento. O contacto com o meio empresarial será também privilegiado através de roundtables e sessões de partilha com profissionais de referência.

Com estas experiências, os estudantes são convidados a desenvolver competências essenciais, explorar novas áreas de interesse e perceber o valor da inovação como mudança social, científica e económica.

Rafael Bento