História

A 19 de março de 1997, numa altura de aparecimento de vários núcleos de estudantes, um grupo de cerca de duas dezenas de alunos juntou-se para formar o então Núcleo de Estudantes de Física e Engenharia Física da Associação Académica de Coimbra (NEFEF/AAC).

 

Com o aparecimento do curso de Engenharia Biomédica no Departamento de Física, em 2004, passámos a ser o Núcleo de Estudantes do Departamento de Física da Associação Académica de Coimbra (NEDF/AAC), juntando os três cursos do Departamento num só núcleo.


Atualmente representamos cerca de 800 estudantes dos cursos de Física, Engenharia Física e Engenharia Biomédica da Universidade de Coimbra, desde as várias licenciaturas, mestrados e mestrados integrados, até aos vários alunos do 3º ciclo de estudos.


O nosso foco é zelar pelos interesses dos estudantes que representamos, quer a nível pedagógico quer a nível social, fomentar a conexão destes com o mercado de trabalho e ainda desenvolver eventos e atividades que possam complementar os seus percursos académicos. 

 

Presidência

Presidente

André Bernardes

Vice-Presidente

Joana Gamboias

Secretária

Maria Melo

Administrador

Tomé Carvalho

Administradora

Ana Barradas

Tesoureira

Filipa Botinas

A Presidência é o órgão de gestão e coordenação máxima do NEDF, sendo atualmente constituído pelo Presidente, pela Vice-Presidente, pela Tesoureira, pela Secretária e pelo Administrador. Uma das funções da Presidência é a de representar os seus alunos perante a Direção Geral, Assembleia de Núcleos e Conselho Internúcleos da Associação Académica de Coimbra, de modo a apresentar todas as atividades desenvolvidas nas vertentes das Saídas Profissionais e Pedagogia específica. A aproximação aos estudantes dos cursos do Departamento de Física é, e deverá ser sempre, uma das bandeiras mais importantes da Presidência do NEDF.

Pelouros

Recreativo

Margarida Sebastião

Ivo Silva

Afonso Pedrosa

O pelouro Recreativo do NEDF consiste em fornecer aos estudantes todo um leque de atividades de lazer e enriquecimento cultural imprescindíveis a um percurso académico ativo e dinâmico. A realização de ciclos de cinema, quizzes culturais e convívios fomentam uma melhor relação com a instituição de ensino, como também um crescimento sócio-cultural. A prática de desporto é também de uma importância fulcral, sendo que neste pelouro se realizam vários torneios desportivos (futebol, futsal, voley, xadrez) mas também atividades menos usuais como stand up paddle. Inserido numa cidade culturalmente rica, a divulgação e realização de eventos culturais é também uma premissa deste pelouro, contando-se com atividades como concertos de jazz, serenatas e outros desafios musicais.

Pedagogia e GAPE

Carolina Gomes

Beatriz Nogueira

Francisco Casalinho

O pelouro da Pedagogia e GAPE tem como principal objetivo ajudar os estudantes ao longo do seu percurso académico, realizando várias atividades e iniciativas no sentido de melhorar a qualidade pedagógica do departamento, como a realização das jornadas pedagógicas em cada semestre. O banco de materiais é construído pelos alunos para os alunos, não sendo a sua colaboração exclusiva dos elementos do núcleo. O evento Alumni é também responsabilidade deste pelouro, com o objetivo de dar a oportunidade de partilha de experiências com antigos estudantes do departamento e perspetivas do mercado de trabalho. Todas as dúvidas pedagógicas são esclarecidas por este pelouro, presencialmente no horário do GAPE ou por email.

Intervenção Cívica

Rogério Medeiros

Maria Dias

O Pelouro de Intervenção Cívica tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades de voluntariado e a divulgação de atividades de voluntariado ligadas não só com a Universidade de Coimbra, mas também atividades que existam na cidade de Coimbra. No primeiro semestre para realizar uma divulgação mais próxima dos nossos estudantes desenvolveu-se, pela primeira vez, a “Feira de Voluntariado”.

Durante o segundo semestre ir-se-á realizar mais uma recolha de sangue, uma sessão de primeiros socorros, recolha de bens alimentares e de primeira necessidade, recolha de bens para ajudar canis e associações de animais.

No Mundo há sempre espaço ajudar, por isso entra nesta órbita solidária!

Comunicação e Imagem

Íris de Almeida

Diogo Eufrásio

O pelouro da Comunicação e Imagem, tal como o nome indica, trata da imagem e comunicação do NEDF. É neste pelouro que se faz a gestão das redes sociais do Núcleo, onde se inclui a página de Facebook e a conta de Instagram. Todo o material de imagem do núcleo, desde posters, flyers, calendários, etc, são também criados por este pelouro. Outra grande responsabilidade é a produção e edição da revista semestral do departamento “Antimatéria”, onde geralmente se inclui, pelo menos, uma entrevista a um cientista de renome, críticas a filmes/livros/teatros, perspetivas futuras e de Erasmus de alunos dos 3 cursos do departamento, calendário das atividades a serem realizadas, notícias da comunidade científica, entre muitos outros assuntos.

Relações Externas

Mariana Montenegro

Sofia Monteiro

O pelouro Relações Externas tem como objetivo estabelecer uma relação de proximidade e de ajuda com os estudantes, e nesse sentido, implementou o atendimento do GAPE, a funcionar terças e quartas das 14-15 horas na sala do Núcleo. Para além disso, organiza o acolhimento dos novos alunos em Setembro fornecendo-lhe um guia sobre Coimbra e a vida académica, bem como, workshops de gestão do tempo e métodos de estudo, e ainda sessões de esclarecimento sobre programas de mobilidade (Erasmus). Relativamente às relações externas, o desafio é difundir o NEDF/ACC e construir a sua imagem para o exterior. Com esse intuito, realizam-se visitas às escolas secundárias, colabora-se com a sala experimenta, e participa-se em feiras de divulgação dos cursos do Departamento de Física.

Saídas Profissionais

Maria Caranova

Mariana Marques

O pelouro da Formação e Saídas Profissionais proporciona a todos os estudantes workshops e atividades de modo a criar novas aptidões e bases para o estudo e formação destes. O pelouro oferece exercícios e palestras de modo a preparar cada aluno para o seu futuro profissional, permitindo um contacto importante com empresas relacionadas com os vários cursos do departamento, empreendedores e práticas de sucesso que muitas vezes não são abordados em contexto académico. Um dos grandes eventos deste pelouro é a Feira de Emprego, sendo que a edição deste ano está distribuída em duas semanas: semana de formação e semana de saídas profissionais.

Mesa do Plenário

Jorge Alves

Diogo Cruz

Mafalda Pena

O Plenário do Núcleo de Estudantes é o órgão deliberativo máximo do NEDF/AAC sendo composto por todos os estudantes do departamento. Entre as suas responsabilidades encontra-se a deliberação sobre de assuntos da competência do NEDF/AAC, sempre que a Mesa o ache necessário, quando convocado pela Presidência ou por pelo menos 5% dos alunos representados. O Plenário é realizado pelo menos duas vezes por mandato, nomeadamente para aprovação do plano de atividades da Presidência que toma posse assim como para aprovação do relatório anual de contas. Qualquer aluno que queira propor a realização de uma atividade que não esteja contemplada no plano anual de atividades ou pedir esclarecimentos de alguma atividade realizada, pode e deve fazê-lo. Para tal, poderá pedir a realização de um Plenário extraordinário (conforme as regras para tal) ou participar num dos Plenários ordinários onde, no fim da ordem de trabalhos de cada um, o aluno poderá apresentar os seus pedidos.

Documentos